domingo, 19 de dezembro de 2010

A Casa da Arte


          
A Casa da Arte é uma organização não governamental que atua em projetos educacionais, artísticos e culturais, voltados para crianças e adolescentes do bairro de Garça Torta, em Maceió - Alagoas, alcançando também mesmo que de forma indireta, os pais e a comunidade em geral.
A Casa foi fundada na década de 80, quando ainda era apenas uma casa de veraneio e como durante a semana a casa ficava desocupada, a proprietária cedia a sua propriedade para um grupo de jovens que faziam artesanatos  para que eles pudessem fazer a exposição e venda de seus produtos. Com o tempo, esse tipo de exposição foi ficando mais freqüente. Com o tempo, e percebendo a vocação artística da casa, sua proprietária, juntamente com seu filho, o artista plástico Tito Mendes e outras pessoas pensaram em organizar uma exposição de um maior vulto e que durasse uma semana, convidando os principais artistas alagoanos da época. A exposição foi um sucesso e legitimou a Casa da Arte como uma galeria de exposições de arte.
            Em 1999, foram criadas atividades culturais voltadas para o público infanto-juvenil, onde eles passaram de expectadores para protagonistas desta história.


          


          No ano de 2004 a casa foi convidada a fazer um convênio com o Ministério da Cultura para integrar o Programa Cultura Viva do Governo Federal, e passou assim a ser um dos primeiros pontos de cultura em Alagoas. Anualmente, D. Edna cede o espaço da casa para exposições coletivas e individuais, e nos intervalos entre as exposições, são promovidos cursos, palestras e atividades relacionadas à arte e à cultura. Atualmente, a casa desenvolve dois projetos: Brotos e Poleiro dos Anjos.

0 comentários:

Postar um comentário